Repercutiu na última semana, a foto do almoço entre os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva. Um gesto de impacto na política brasileira. Não seria um acordo entre partidos, apenas uma sinalização a democracia, tão judiada pelo bolsonarismo. Levantemos algumas hipóteses.
Primeiro ponto a se salientar é que esse fato sinaliza uma possibilidade de frente ampla em favor da democracia em torno do ex-presidente Lula que é hipotéticamente o único dos candidatos que derrota o bolsonarismo. FHC sinaliza que num eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro votaria em Lula pela democracia. Nada mais lógico. Ninguém que defenda a democracia vota na loucura do anti que o Bolsonaro prega e defende. A democracia não aceita o Bolsonarismo, isto é evidente.
Há de se lembrar o fato de que não é por essa sinalização que os dois concordam em tudo, e isso também é fato. Apenas estão mostrando que não há terceira via, isso é uma falácia pregada por Ciro Gomes que pensa que pode ser o centro, coisa que nunca foi e nem será, e sim uma polarização. Ou é Lula ou é Bolsonaro. Não existe alternativa. Ou se termina de destruir o Brasil com esse método odioso olavista bolsonarista, ou devolve o Brasil para os trilhos com Lula. A política brasileira não produziu ninguém a altura de Lula ou de FHC. Cada um a seu modo, foram estadistas. Souberam ser políticos e tem a história de seus mandatos a seu favor. Coisa que o Bolsonaro não tem. Patrimônio para o Bolsonarismo é só dinheiro, não uma vida ou história. Dá para perceber por seus filhos e como lidam com seus mandatos. Uma vergonha. Neste sentido, não há terceira via, existe uma única via democrática. E certamente não é do Bolsonarismo.
Portanto, o ato de FHC e Lula diz muito ao jogo político. Tanto um, quanto o outro tem patrimônio político e sabem que precisam salvar a política brasileira do Bolsonaro. Neste sentido, entendo a declaração de Fernando Henrique em dizer que vota em Lula. Dentro das discordâncias, entendem que precisam urgentemente, salvar o que restou de política que não foi emporcalhada por essa gente, e depois tentar salvar o que restou do Brasil. Espero que sobre alguma coisa.
Para Bolsonaro, reitero o que já escrevi: Política não é para amadores. Política é para políticos, como FHC e Lula. Política não é para charlatão que vende a ideia de salvador. A CPI ta mostrando isso, ta dando sinais do fim desta desgraça. Desgraça sim, isso nunca foi governo. Sempre foi uma vergonha. Entrará para a história, como o pior governo da história do Brasil, nem perto do que os militares fizeram.
Esse encontro não foi em vão. Algo está por vir. Espero que realmente se reestabeleça a democracia que foi jogada no lixo em 2018. Reestabeleça a política. Reestabeleça o Brasil.
E para os bolsonaristas sem noção de realidade, não tem nada de comunismo, mas de decência e democracia, coisa que vocês nunca souberam ou entenderam.
E por favor, devolvam meu Brasil.
Comentários
Postar um comentário
Comente aqui