Escrevo este texto no dia em que completo 29 anos de existência. Completando mais um ano de vida, necessário se faz resgatar o questionamento sobre o que é a vida. Tiro esse paradigma do eterno Abujamra que ao fim de suas entrevistas indagava com esta questão. Algumas coisas preciso relatar sobre este questionamento.
Primeiramente, falaremos sobre a essência desta pergunta: O que é a vida? Remete muito a Filosofia que adotei como vida, não só como formação. A existência humana é uma das indagações da Filosofia bem como a forma como o ser humano a vive e o meio pelo qual ele vive. Ser filósofo é ser na essência uma pessoa inquietada em todos os sentidos. Quando me deparo com um questionamento como esse, me vem a máxima socrática de que uma vida sem reflexão não merece ser vivida. Acredito nisso, pois do que vale viver. se não sabe-se o porque se vive? De que vale viver, se na ãnsia do querer, não se atém ao como viver. Penso e reflito sempre sobre como se vive e para que se vive. Quais são minhas aspirações e minhas reflexões que me movem e me deslocam nesta vida. Importante passo para a maturidade humana.
Penso que completar mais um ano nesta existência corpórea é uma dádiva e graça de Deus. Para os que acreditam que o ordenamento das coisas é Dom e Graça de Deus, sou um agraciado. Sempre olho das duas formas, agradecendo por mais um ano que me concede de vida e experiência e penso que é um caminho que estou cada vez mais próximo do nosso reencontro. Gosto da máxima de que de Deus viemos, Nele existimos e um dia retornaremos. Nesta esperança e na Graça do reencontro não posso deixar de lembrar a Mãe de Deus e nossa. Nunca me desampara e nunca me abandonou.
Para mim. a vida é um caminho. Estou nele a 29 anos. Neste caminho tive momentos de extremo aprendizado, felizes. tristes, mas em caminhada, nunca estático. Se fosse responder o questionamento do Abu, pensaria na estrada. A vida é uma estrada, em um momento estamos rodando, hora a beira, mas sempre na estrada. Agradeço tudo o que vivi até hoje. Não é uma despedida, porém se a finitude de minha existência se desse neste momento, neste instante, apenas agradeceria por tudo, por todos.
Fazer aniversário nos remete a lembrar aquilo que já passou. Chegando a 3 décadas de vida. Vejo traços de saudade das coisas que já foram. Já começamos a ter as conversas que começam " antigamente era assim..." e por ai vai, não como um saudosista que não admite que o tempo evolui, mas alguém que sente saudades do que viveu. Momentos, cheiros, cores e sabores que essa caminhada me proporcionou.
Engenheiros do Hawaii, banda de rock brasileiro que demonstra um pouco minha idade, tanto porque o rock brasileiro não está mais em ascensão e a banda nem existe mais, um dia escreveu " Infinita Highway" e lá pelas tantas diz " Mas não precisamos saber para onde vamos, nós só precisamos ir". Se puder lhe dar um conselho meu amigo leitor, vá, viva, acompanhe a caminhada, não pare para se lamentar, não pare para pensar como seria. Tudo é construção, tudo faz parte do caminho. Mais adiante a música continua " Mas a dúvida é o preço da pureza e é inútil ter certeza", para mim, algo que carrego sempre. Permita-se duvidar, permita-se mudar de posição, admitir erros, chorar, sentir-se triste. A maturidade faz com que pequenos gestos de evolução sejam percebidos como uma grande vitória.
Por fim, agradeço novamente a cada leitor que me acompanha aqui nos últimos anos. Em Agosto faremos 3 anos de parceria pelo blog. Para mim, um permanente aprendizado e uma evolução constante.
Deixo a frase do professor de filosofia Clóvis de Barros Filho, que indagado pelo Abujamra sobre o que é a vida disse:
" A vida é dor e sofrimento. Afinal de contas eu não lembro de ter sofrido antes de nascer, e tenho a nítida impressão de que não sentirei dor depois de morrer."
Comentários
Postar um comentário
Comente aqui