Pular para o conteúdo principal

O que é a vida?

 Escrevo este texto no dia em que completo 29 anos de existência. Completando mais um ano de vida, necessário se faz resgatar o questionamento sobre o que é a vida. Tiro esse paradigma do eterno Abujamra que ao fim de suas entrevistas indagava com esta questão. Algumas coisas preciso relatar sobre este questionamento. 

Primeiramente, falaremos sobre a essência desta pergunta: O que é a vida? Remete muito a Filosofia que adotei como vida, não só como formação. A existência humana é uma das indagações da Filosofia bem como a forma como o ser humano a vive e o meio pelo qual ele vive. Ser filósofo é ser na essência uma pessoa inquietada em todos os sentidos. Quando me deparo com um questionamento como esse, me vem a máxima socrática  de que uma vida sem reflexão não merece ser vivida. Acredito nisso, pois do que vale viver. se não sabe-se o porque se vive? De que vale viver, se na ãnsia do querer, não se atém ao como viver. Penso e reflito sempre sobre como se vive e para que se vive. Quais são minhas aspirações e minhas reflexões que me movem e me deslocam nesta vida. Importante passo para a maturidade humana. 

Penso que completar mais um ano nesta existência corpórea é uma dádiva e graça de Deus. Para os que acreditam que o ordenamento das coisas é Dom e Graça de Deus, sou um agraciado. Sempre olho das duas formas, agradecendo por mais um ano que me concede de vida e experiência e penso que é um caminho que estou cada vez mais próximo do nosso reencontro. Gosto da máxima de que de Deus viemos, Nele existimos e um dia retornaremos. Nesta esperança e na Graça do reencontro não posso deixar de lembrar a Mãe de Deus e nossa. Nunca me desampara e nunca me abandonou. 

Para mim. a vida é um caminho. Estou nele a 29 anos. Neste caminho tive momentos de extremo aprendizado, felizes. tristes, mas em caminhada, nunca estático. Se fosse responder o questionamento do Abu, pensaria na estrada. A vida é uma estrada, em um momento estamos rodando, hora a beira, mas sempre na estrada. Agradeço tudo o que vivi até hoje. Não é uma despedida, porém se a finitude de minha existência se desse neste momento, neste instante, apenas agradeceria por tudo, por todos. 

Fazer aniversário nos remete a lembrar aquilo que já passou. Chegando a 3 décadas de vida. Vejo traços de saudade das coisas que já foram. Já começamos a ter as conversas que começam " antigamente era assim..." e por ai vai, não como um saudosista que não admite que o tempo evolui, mas alguém que sente saudades do que viveu. Momentos, cheiros, cores e sabores que essa caminhada me proporcionou. 

Engenheiros do Hawaii, banda de rock brasileiro que demonstra um pouco minha idade, tanto porque o rock brasileiro não está mais em ascensão e a banda nem existe mais, um dia escreveu " Infinita Highway" e lá pelas tantas diz " Mas não precisamos saber para onde vamos, nós só precisamos ir". Se puder lhe dar um conselho meu amigo leitor, vá, viva, acompanhe a caminhada, não pare para se lamentar, não pare para pensar como seria. Tudo é construção, tudo faz parte do caminho. Mais adiante a música continua " Mas a dúvida é o preço da pureza e é inútil ter certeza",  para mim, algo que carrego sempre. Permita-se duvidar, permita-se mudar de posição, admitir erros, chorar, sentir-se triste. A maturidade faz com que pequenos gestos de evolução sejam percebidos como uma grande vitória. 

Por fim, agradeço novamente a cada leitor que me acompanha aqui nos últimos anos. Em Agosto faremos 3 anos de parceria pelo blog. Para mim, um permanente aprendizado e uma evolução constante. 

Deixo a frase do professor de filosofia Clóvis de Barros Filho, que indagado pelo Abujamra sobre o que é a vida disse: 

" A vida é dor e sofrimento. Afinal de contas eu não lembro de ter sofrido antes de nascer, e tenho a nítida impressão de que não sentirei dor depois de morrer." 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que sobrou da eleição municipal de 2024

 Depois de um tempo afastado daqui, talvez por falta de tempo ou vontade, retomamos nossas reflexões. Passado as eleições municipais de 2024 onde escolheu-se os mandatários e legisladores para os próximos 4 anos é importante fazer um balanço final e quais as projeções para a eleição de 2026, que está logo ali.  O primeiro ponto a se evidenciar é de que o eleitorado majoritariamente reelegeu seus governantes. Nisto clarifica-se um conservadorismo frente à novidade. Se fizermos o recorte das capitais dos 26 estados, 16 obtiveram êxito no pleito. Mostra um recado importante do eleitorado. Se não for algo que impacte, não emplaca.  Outro ponto a se levar em consideração é a consolidação do espectro do chamado "centro" político. O eleitor, ao contrário das eleições de 2018, 2020 e 2022 tentou de certa forma sair um pouco dos extremos. Se olharmos para os dois partidos que saem extremamente vitoriosos nesta eleição, o MDB, este sempre com a base municipalista forte e o novo que...

Donald Trump: A volta dos que não foram

 Depois de um tempo fora dos escritos, por inúmeros motivos ou desmotivos, estamos de volta para mais um ano de análises sobre os fatos que nos cercam. Resolvi começar o ano falando da volta (ou quase) de Donald Trump a Casa Branca. Iria escrever na época da eleição mas resolvi escrever agora com sua posse em 20 de Janeiro de 2025 para mais um mandato como presidente de um dos países mais poderosos do mundo.  Primeiramente, deve-se olhar para os EUA e a condição que se encontra. Foi extremamente importante para a volta dele. Um país que vive uma crise econômica que resultou em uma inflação, algo que o americano não sabia lidar, aliado a um governo desastroso em vários aspectos como foi do democrata John Biden. No fim, com a popularidade extremamente baixa, desde o princípio, sempre teve a sombra de Trump no seu encalço. Este, nunca deixou as trincheiras da eleição. Na derrota em 2020, acusou de sabotagem, ajudou na insurreição do Capitólio e continuou andando o país com sua ag...

Quaresma: Tempo de voltarmos a Deus

 A Quaresma é um tempo litúrgico significativo para os cristãos, marcado por quarenta dias de preparação para a Páscoa. Durante esse período, a Igreja nos convida a refletir sobre nossa vida espiritual, a praticar o jejum, a oração e a caridade, buscando uma reconciliação mais profunda com Deus e com os outros. É um tempo de conversão, de renovação interior, onde somos chamados a voltar nossos corações para Deus e a nos afastar do pecado, como forma de nos preparar para a celebração da Ressurreição de Cristo. As Sagradas Escrituras nos oferecem diversas passagens que nos orientam sobre como viver bem este tempo de conversão. No Livro do Profeta  Joel 2:12 , ele nos exorta: "Agora, ainda é tempo — diz o Senhor —, voltem para mim de todo o coração, com jejum, choro e lamento." Esta passagem nos ensina que o arrependimento e a conversão devem ser sinceros e profundos, não apenas externos, mas envolvendo o coração e a alma. Mas como podemos voltar a Deus? Em primeiro lugar, preci...